Monthly Archives: December 2009

Uma vitória de Pirro do Kambaia: Cimpor

O artigo deste blogue de 15 de Junho sobre a Cimpor é realmente uma vitória obtida a um preço muito alto.

É uma vitória porque demonstra até que ponto consegui prever que a Cimpor mais cedo ou mais tarde seria comprada. Realmente, mais vale ler o Kambaia e tomar decisões do que perder tempo a ler jornais… Está tudo aqui caro leitor. Consegui anticipar não só a OPA como também a ridícula discussão em torno dos centros de decisão nacionais.

Mas esta vitória tem um preço. Se tivesse seguido os meus próprios conselhos, teria comprado o título a EUR4,9. Podia vender hoje a EUR6,5 um ganho de 33% em 6 meses o que não é mau. Em vez disso, fui perder o meu tempo a fazer coisas irrelevantes tais como trabalhar para ganhar um salário.

As vitórias são para festejar, mas o melhor mesmo é quando o champanhe é pago.

A sorte tem três ingredientes: estar no lugar certo, no momento certo e usar a informação mais adequada. No dia 15 de Junho de 2009, podia ter tido sorte. Mas a vida continua!

A actuação da APCRI

Cada mercado viável tem uma associação. Seria de esperar que em Portugal, o mercado do private equity fosse representado por uma associação.

Tudo começa com o nome. APCRI, cri cri… Cri cri… Parece mais uma associação de produtores de aves do que da promoção de capital risco. Notem bem, capital risco. Esta designação é totalmente obsoleta… É como quem diz – olha, vais meter capital, mas repara que estás a correr riscos… A associação foi criada nos anos oitenta e o nome continua a ser o mesmo do que nos anos oitenta.

Aquilo que seria de esperar da APRCI seria que promovesse as vantagens da utilização de capital risco.