Monthly Archives: April 2010

Leituras

Achei interessantes os seguintes artigos:

  • Pedro Lains sobre a revisão constitucional. Dá um contexto interessante aos planos de Passos Coelho. O post chama-se “a direita golpista
  • Um post que explica como depois de uma crise financeira os eleitores escolhem quase sempre governos de esquerda. No Reino Unido há muita gente a tentar entender como é que Cameron não está a ter tanto sucesso quanto se esperava e os Lib Dems estão a aumentar a sua popularidade. Do FT Alphaville
  • Helena Garrido “Menos Soberania Orçamental, Mais Integração no Euro

Direitos Televisivos e Mercado de Transferências de Jogadores de Futebol

É sabido que os campeonatos inglês, espanhol, francês, alemão e italiano são os mais ricos da Europa. Os jogadores de todo o mundo vão jogar para os grandes clubes europeus movidos por salários milionários.

Isto está ligado ao fenómeno dos direitos televisivos de futebol. Durante os últimos anos, tem havido um aumento significativo do montante dos direitos que as televisões estão dispostas a pagar para poder transmitir jogos, sobretudo da liga inglesa.

Seria portanto de esperar que os clubes do campeonato inglês (Premiership) que têm à sua disposição um montante muito elevado de fundos provenientes da venda dos direitos televisivos, usassem esses fundos para ir comprar os melhores jogadores tanto na segunda divisão inglesa como no estrangeiro. Ou seja, seria expectável que a Premiereship tivesse um saldo líquido de transferências de jogadores bastante negativo.

O que o gráfico seguinte mostra é que de facto, quanto mais milionários são os campeonatos, mais gastam em termos líquidos para comprar jogadores. No entanto, a liga Espanhola foi a que em 2010 gastou mais em termos líquidos. De facto, a liga Espanhola (ou antes, os clubes espanhóis, já que a negociação em Espanha é individual para os grandes) gastou em termos líquidos mais de 330 milhões de Euros em 2010 em transferências (o montante bruto é bem superior, acontece que também vendeu jogadores) enquanto que os seus direitos televisivos para os próximos anos são cerca de 500 milhões de Euros por ano.

Já a Premiership, que tem direito a 1.176 milhões de Euros por ano em direitos televisivos (uma grande parte, ligada a transmissões para o estrangeiro) “só” gastou 126 milhões de Euros em termos líquidos.

 

Como podem ver a correlação é negativa, como seria de esperar ou seja quanto mais elevadas as receitas de direitos televisivos, mais ou saldo é negativo ou seja mais os clubes pagam por jogadores de outras ligas.
Portugal continua a ter um saldo positivo, o que significa que os clubes portugueses continuam a exportar jogadores para Inglaterra, Espanha, França e Alemanha e a lucrar com isso.
Os dados foram tirados do Futebol Finance e do Transfermarkt… Tudo isto está já bem estudado na literatura sobre Futebol, como por exemplo neste livro.

Défices

No Câmara Corporativa (post chamado Défices) encontrei este gráfico.

 

 

Se olharmos para o gráfico verificamos que:

  • Há dois tipos de países com défices elevados. As grandes economias Estados Unidos, Reino Unido e as pequenas economias, tais como a Islândia, Grécia, Irlanda e… Portugal.
  • Entre as economias mais pequenas e com défices elevados, a Islândia já faliu, a Grécia esteve perto de falir e de facto se não tivesse sido a intervenção do FMI e UE, teria entrado em “default”
  • As economias pequenas, com défices elevados e que ainda não faliram são: Irlanda e Portugal

Obviamente estamos numa situação muito difícil. Vai ser um ano longo.

Nada melhor do que falar sobre cinema…

Já alguém reparou que as séries TV estão cada vez melhores? Assim de repente lembro-me de várias séries TV óptimas que apareceram nos últimos anos:

House
Todos os CSIs (especialmente o primeiro)
Shark
Flashforward
Mad Men
Até as Desperate Housewives
Law and Order (sobretudo no início)

Agora quais foram os filmes verdadeiramente bons que surgiram nos últimos anos? Assim de repente, lembro-me de:

Gosford Park
The Departed
A Single Man

Conclusão: Hollywood está por baixo – a TV está a dar cartas…

Rita Portugal (4)

Rita Portugal
Roda Que Rola, 2009